Castração
É consenso que o método mais eficaz de combate ao abandono animal é a castração, tendo em vista que o procedimento impedirá que os animais procriem de maneira desordenada. Sendo assim, é necessário que sejam implantadas medidas contínuas e eficazes para que o controle populacional seja instituído e os problemas decorrentes da reprodução indiscriminada de animais sejam sanados.
Sendo assim, o município de Viana implantou duas categorias para o controle populacional: a castração de animais com tutores em situação de vulnerabilidade social e a castração de animais comunitários.
Animais que possuem acesso à rua possuem maior probabilidade de produzir crias indesejadas, que resultarão em mais animais abandonados pelas vias públicas. Sendo assim, o programa visa atingir a estes animais, para obter resultado efetivo no quantitativo de animais vagantes.
As castrações do Programa são realizadas com o apoio do Programa de Bem-Estar Animal do Governo do Estado, o Pet Vida.
Mais de 250 castrações já foram realizadas com o recurso destinado pelo Programa.
⭠ Faça o cadastro
⭠ Acesse a Lista de Animais cadastrados
01
Quais os benefícios?
É de grande relevância no controle populacional, pois o animal submetido a essa cirurgia não poderá se reproduzir novamente, diminuindo o número de animais que surgirão futuramente. Além disso, é uma boa estratégia contra a transmissão de doenças, como o Tumor venéreo transmissível (TVT), que é transmitido principalmente por contato sexual e está ligado ao surgimento de tumores sobretudo na região genital. Outra enfermidade que pode ser prevenida pela castração é a piometra, que é uma infecção bacteriana que ocorre no útero, em que há o acúmulo de secreção purulenta (pus). Além de doenças, um aspecto que se tem como resultado positivo da castração está relacionada ao comportamento de machos, que podem diminuir sua conduta de agressividade e territorialidade após a realização da orquiectomia (castração).
02
Como solicitar a castração?
O cadastro para a castração pode ser realizado diretamente pelo sistema da Secretaria de Meio Ambiente ou entrando em contato com a equipe pelo nosso whatsapp, que está na aba "Fale Conosco" ou no final dessa página.
Para realizar o cadastro, são necessários os dados do animal, como foto, nome, raça, sexo e idade. Também são requisitados documento com foto do tutor, comprovante de residência, que deve estar no nome do mesmo e foto do Cad Único, se tiver.
03
E o que acontece depois?
Após a realização do cadastro, o tutor deve esperar ser convocado para a palestra, que vai conter a explicação sobre o procedimento, incluindo os cuidados que devem ser tomados no pós operatório, ou seja, após a cirurgia. Posteriormente será informado ao proprietário quando e em qual clínica ocorrerá a castração.
04
É possível castrar um animal comunitário?
Sim! Um dos principais objetivos do programa é o controle populacional, que é feito pela castração dos animais de rua, com a finalidade de evitar que a população aumente.
Nos casos dos animais comunitários, é necessário que o responsável pelo seu cadastro se responsabilize pelos cuidados pós-operatórios. Entre em contato com a equipe para saber mais a respeito!