Denúncia

Uma das atuações do Bem-Estar Animal do Município de Viana é o atendimento de denúncias, que chegam através dos seus canais de atendimento. A equipe avalia cada solicitação individualmente, a fim de avaliar se a situação enquadra-se como um caso de recolhimento previsto na legislação municipal.

O recolhimento é uma das ações realizadas pela equipe do É o bicho!, onde é realizado o resgate do animal de rua caso ele esteja doente e se enquadre nos parâmetros estabelecidos na legislação municipal. Nestas situações, o animal será encaminhado para o tratamento de suas enfermidades, sendo que durante esse processo, cada animal é submetido à vermifugação, vacinação e castração.

Clique nos botões abaixo para ter acesso à legislação municipal vigente:

image_edited_edited.jpg

Como é solicitado?

adastro (1).png

A solicitação é feita por meio de denúncias realizadas pelos moradores do município de Viana por meio do contato pelo nosso WhatsApp, pelo E-mail (ambos estão na guia "Fale Conosco") e pelo 156.  O munícipe deve fornecer as principais informações sobre o caso, como há quanto tempo foi observada essa condição no animal e envio de imagens dele. Depois deve-se encaminhar a localização onde o animal se encontra.

Esta etapa é muito importante para que a equipe possa identificar o animal a ser avaliado. Além disso, é imprescindível que o solicitante mantenha o animal preso até que equipe chegue ao local indicado.

Como ocorre o processo?

Com a denúncia, a equipe se desloca até o local para avaliar a situação do animal e decidir se haverá resgate, de acordo com os parâmetros estabelecidos pela legislação municipal.

Caso seja recolhido, o animal será encaminhado para um hospital veterinário onde receberá todo o tratamento necessário e será castrado. Quando o animal estiver saudável será devolvido à pessoa que realizou a solicitação.

adastro (2).png

Quando solicitar um recolhimento?

Deve ser realizada solicitação quando o munícipe verificar que um cão ou gato que vive na rua aparenta estar doente ou quando notar que um animal está sob situação de maus tratos.

adastro (3).png